Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Fantasia

Fantasia, aquele filme da Disney de 1940. A premissa: criar os desenhos de acordo com a interpretação da melodia.
Decidi fazer isso com um texto. Abaixo segue o rascunho. Calculei um tempo médio de leitura para que se possa ler enquanto toca a música, tentei meticulosamente sincronizar tudo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Shine on you crazy diamond (parts I-V) - 2011

(00:00/02:09)
Finda outra madrugada, há de se atrever o sol nascente a pairar sobre o plano abandonado, fúnebre, insípido. Insípidos hão de ser os raios iniciais, lançados a céu aberto em matiz amarelo-esbranquiçado, densos, translúcidos, lerdos. O caminho percorrido, em toda a extensão domada pelos feixes luminosos, outrora tácito, revelado então pelo semi-brilho, ou, antes, banhado em falaciosos fulgores. Em iminente jornada, atreve-se o sol nascente a desfalecer a noite.
 
Ondas, em furor rancoroso, quebram, rebentam-se em sede de sal nas rochas mortas, na matina da praia ao lado, ao que rondam no céu as gaivotas em alerta, inquietas pela fútil semi-claridade. Diz-se o primeiro raio audaz a surgir, e sondar por entre as árvores pretas do bosque cinza, raios pálidos por entre as frestas estreitas, em neblina brilhosa, fluida e esquiva, árvores pretas desfocadas adentro, e adentro no cemitério em escombros. Ao calor despertam os troncos, e as folhas, e os restos do entulho do mundo, pouco a pouco, em tênue aquecimento, e breve vivacidade, vide as gotas de chuva vespertina, tangíveis no solo seco.
 
Túmulo a túmulo, sobre as efígies, tomam posse da terra os fachos de luz, pobres, vacilantes, tênues, audazes. Não o bastante, ainda, a fazerem acordar o ambiente, vulgo-morto, fugaz, repousando em silêncio. Não o bastante; não de todo ensolarado.
 
Túmulo a túmulo, cada qual domado, um por um, pela atmosfera gradualmente revitalizada. De início, uma lápide em momento de singular significância, sob a força bruta do holofote a possuí-la, outrora vacilante, então intenso, quente, vivo enfim. Em sequência, as demais incorporam o mesmo estado ardente, em brilhante fogo, voraz calor amarelo, uma por uma, cada qual possuída pela fúria dos raios de sol. - E vida emerge do solo morto, junto à fumaça vaporizada dos últimos lapsos de noite.

(02:09/03:54)
 
Brota a primeira alma do chão reavivado, lenta, em escala reduzida, depósito de energia não mais atrelado a um corpo. Elemento etéreo, fluido, cortina neblinada de fumaça branca, em esplendorosa fosforescência, o mais belo a ser visto por um par de olhos, névoa quase úmida, em vigor de diamante ofusca a vista, ofuscaria, houvesse espectador presente.
 
Brota, ascende como que quadro a quadro, ressurge das trevas subterrâneas, visa à claridade, transcende as barreiras interdimensionais, quebra os parâmetros da lógica e desdenha do concreto. Quão incandescente, quase a transparecer entidade, orgânica sombra do vazio, quão estonteantemente brilhoso o espírito a passar por entre as camadas de terra fria, as raízes, a grama, os girassóis, o solo. E em sequência, qual fenômeno, demais entes a deixarem o conforto de seus corpos, reerguerem-se em fila ao campo material, há tempos esquecido, saqueado pela morte, aterradora mestre das vidas prévias, colecionadora dos montes de energia já não instalados na matéria humana. Brilhem, súditos.
 
Ao espetáculo esotérico segue, a poucos passos da última lápide, abertura plena dos portões do cemitério, obras ornamentadas em ferro, e em ferro desgastadas, reduzidas a ferrugem, e envoltas em singelas e numerosas ramificações de hera, supor-se-ia, afinal, o abandono de tal notável, não obstante envelhecido lugar.
 
Abrem-se as portas ao lar conjunto dos etéreos fantasmas, que assim o sejam denominados, fantasmas, reminiscências de tempos outros. Abrem-se, e rangem os segmentos metálicos em atrito, enunciam o piso de pedra à entrada, outrora repousante, agora impiedosamente arranhado, fossem as ondas sonoras atingir maior distância, ouvisse alguém o barulho estridente, e não mais seria secreto o rito de recepção das almas ao porvir das novas companhias recém-transportadas à esfera oculta, recém-mortas, migrantes, andarilhas à procura de espaço tranqüilo ao descanso, espaço há muito não mais palco de cerimônias fúnebres. Escancarados os portões, preparados às boas-vindas.


E a pôr um dos pés adiante da linha divisória entre as esferas interior e exterior, a posicioná-lo no campo interno aos portões de ferro oxidado, bem-vindo o novo espectro, falecido jovem, bem-vindo ao plano-submundo, à prole dos espíritos andarilhos. Eis que emanam os ares das iminentes boas vindas das almas ao ilustre companheiro, emanam os bons ares gélidos, em terra úmida perfumados, à percepção do recém-póstumo ente, ainda hesitante, ainda com tão somente um pé firmado em solo sagrado.
 
Vem a nós, rapaz!Vem a nós, que te acolhemos em lar.
 
Silêncio.
 
Vem conosco!
 
Outro pé adentro.
 
Bom, bom! Vem a nós!
 
Um passo.
 
Vem mais, mais. Vivas!
 
Prossegue.
 
Cada passo em singular lapso de determinação, cada passo uma viva, e à caminhada efusivo estrondo: bem-vindo. ‘Bem-vindo’, clamam os mortos, em furor de encorajamento. Em cortesias e reverências, caminha o menino rumo aos degraus da cripta decadente, coração do lar fúnebre, lar de tantas existências desvanecidas e esquecidas pelo espaço-tempo.
 
‘Assim na Terra como no Céu‘, tão santo há de ser o solo, abandonado, sim, por aqueles que vivem, santificado, quem a saber, por aqueles que perduram, e agora tão teu quanto nosso, inquilino. Eis que do Céu não desfrutamos, pois em boa terra jazemos. Vem conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário